sábado, 15 de setembro de 2012

Conhecendo o autismo.

No inicio sou como um embrião como outro qualquer.
Sou dependente quando lactente, porém posso ser um pouco diferente dos demais.
Meu desenvolvimento apresenta alterações na infância. Com sorte recebo diagnóstico nesta fase.
Na adolescência, sou como qualquer outro da minha idade. Porém chamo atenção pelas minhas atitudes diferenciadas e inesperadas.
Quando adulto posso ser privado de demonstrar minhas capacidades.
E quando chego a idade adulta posso ser um idoso negligenciado.
Mas, apesar de tudo, continuo o mesmo ser humano.
“Se me fosse permitido estalar os dedos e deixar de ser autista eu não o faria”. Temple Grandin
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida.
É uma alteração que afeta a capacidade da pessoa de se comunicar, estabelecer relacionamento e responder apropriadamente ao ambiente.
A minha percepção sensorial é desordenada.
Integração sensorial pode ser o aspecto mais difícil para se compreender o autismo. Quer dizer que os sentidos como audição, olfato, paladar, toque, sensação que passam despercebidas no seu dia a dia podem ser doloridas para mim.
Posso me desesperar em alguns ambientes, como festas e uma simples ida ao supermercado. O meu cérebro não pode assimilar todas estas informações, provocando em mim uma perda de controle.
Me desconcentro com muita facilidade .Muitas coisas afetam os meus sentidos. 
A linguagem também é uma grande dificuldade para mim. Posso estar com fome, frustrado, com medo e confuso, mas estas palavras estão além da minha capacidade, do que eu possa expressar. Por isso preste atenção na linguagem do meu corpo: Retração, Agitação e ou outros sinais de que algo esta errado.
Posso também, demonstrar amor, carinho e quando aprendo a dar beijinhos... não te largo.
As vezes quando me desespero, um abraço forte e a voz suave da mamãe cantando para mim, me acalmam e volto a ser uma criança alegre e feliz com qualquer outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário