sábado, 6 de outubro de 2012

Cuidado com os excessos de atividades das crianças!






Brincar é coisa séria! A brincadeira faz parte do aprendizado da criança e não pode ser deixada de lado.  

Foto: Alunos da pré-escola do Colégio Dante Alighieri aprendendo o alfabeto
 
O excesso de compromissos diários e a falta de tempo livre para o lazer é um fenômeno que está se tornando cada vez mais comum entre as crianças das grandes cidades. Depois da escola, a garotada enfrenta uma maratona de aulas de reforço, informática, natação... e acaba sem tempo para jogar bola, andar de bicicleta ou simplesmente ver TV. "Se o seu filho tem entre 6 e 12 anos e já vive esse corre-corre, é hora de pisar no freio e rever a agenda dele", aconselha Maria Ângela Carneiro, coordenadora da brinquedoteca do curso de Pedagogia da PUC de São Paulo. Segundo ela, divertir-se na infância é fundamental para o ser humano se tornar um adulto bem-sucedido, capaz de enfrentar desafios sozinho. "Brincando, os pequenos aprendem as primeiras regras de convivência, desenvolvem o lado social e se tornam autônomos", explica a especialista.

- Observe se na escola há espaço para brincadeiras livres. Em muitos bairros, esse é o único local seguro para diversão, pois nas grandes cidades é cada vez mais raro o uso de quintais, campos de terra ou a própria rua como espaços de lazer.

- Deixe as crianças brincarem sozinhas e favoreça o encontro entre amigos da mesma idade. Montar programas em que elas só interajam com adultos pode ser muito chato.

- Sempre facilite o acesso dos pequenos aos brinquedos. Tirar deles bolas e bonecas como castigo não é uma boa idéia.

- Não use a desculpa de que chegou em casa cansada para se isolar. Jogar videogame ou xadrez com seu filho traz prazer e combate o estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário